sábado, 23 de outubro de 2010

Currículo, Projetos e Tecnologias.

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 2B - PLANO DE AULA.

I. Identificação:

Unidade Escolar: Escola Paroquial Cristo Rei
Série: Programa Se Liga (2º 3º e 4º ano do Ensino Fundamental)
Turno: Vespertino
Faixa etária: 08 a 10 anos
Professoras: Lindalva Carneiro da Silva, Rosinalva C. Silva Magalhães, Lúcia Lagares e Antonia Rodrigues.
Período: 2 (duas) semanas (20 a 30/09/2010)

II. Objetivos:

• Criar um ambiente de desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos participantes do Programa Se Liga;
• Identificar o poema como gênero textual, reconhecendo suas características;
• Criar situações que desperte o prazer pela leitura de poemas e poesias;
• Interpretar o texto poético, relacionando-os com fatos reais e desenvolvendo a sensibilidade poética;
• Ler e conhecer poesias de diferentes autores;
• Incentivar a produção textual com gênero poético.


III. Conteúdo Programático:

• Leitura e interpretação;
• Produção de texto gênero: poético com uso das tecnologias.

IV. Materiais Necessários:

• Computadores: Imagem Paint, Word.
• Internet
• Data Show/caixas de som;
• Obras literárias: Coletâneas Caminho da Poesia e Pé de Poesia – São Paulo: Global, 2006 (Coleção Antologia de poesias para Crianças); Antropologia poética de Carlos Drummond de Andrade; Os melhores poemas de Cecília Meireles; Os melhores poemas de Vinícius de Moraes.
• CD Músicas: Trem de Ferro: Tom Jobim e Manuel Bandeira, Victor e Léo: Borboletas.
• Impressora;
• Papéis, canetinhas, colas, tesouras etc.

V. Ações Didáticas:

1ª Semana:

- Introdução dos trabalhos: apresentação da seqüência de ensino e seus respectivos objetivos, incentivando a participação ativa de cada um;
-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito de poesias/poemas através de uma roda de conversa;
- Exposição das obras literárias: coletâneas e de várias poesias impressas de diversos autores, para que eles observem, comentem etc. despertando-os para a diversidade de autores e as formas como são escritas.
- Apresentação no data show das músicas: Trem de Ferro de Tom Jobim e Manuel Bandeira e borboletas de Victor e Léo, cantarem as músicas acompanhando ritmo e entonação dos cantores; Solicitar que duas duplas de alunos recitem as músicas, contextualizando-a enquanto gênero poético;
- Organizar uma roda de leitura, os alunos irão escolher e realizar a leitura das poesias silenciosamente, a professorar realizará a leitura em voz alta de algumas poesias escolhidas pelos alunos, posteriormente solicitar que lêem e comentem em voz alta incentivando os alunos a expressarem seus sentimentos a respeito da leitura realizada;
- Realizar um momento de exposição oral com uso da internet e data show sobre alguns aspectos importantes que caracterizam um poema: rimas, versos, estrofes, pontuação, ritmo, entoação;
- Os alunos navegarão pela internet, buscando conhecer diversos autores e posteriormente cada aluno selecionará uma poesia que mais lhe chamou a atenção, as poesias serão impressas pela professora e os alunos montarão um mural com as poesias indicadas.

2ª Semana:

- A partir do mural será solicitado que cada aluno escolha uma palavra presente no poema e que este queira lembrar sempre e elabore um acróstico com palavras, os acrósticos serão apresentados em forma de recital;
- Escolher um acróstico e a partir dele produzir uma poesia coletivamente e/ou individual (de acordo interesse dos alunos), cujos textos serão reescritos após correção pela professora, verificando: título adequado, seqüência dos versos, ritmo, concordâncias, recursos poéticos;
- Os alunos irão ilustrar a poesia usando editor de desenhos: Paint;
-A produção coletiva será postada nos Blogs das professoras: http://lyndalvaljd.blogspot.com/rosinhanomundovirtual.blogspot.com/

VI. Avaliação:

A avaliação acontecerá através de leituras de textos poéticos, confecção do mural, analise das produções, atenção nos momentos de leituras, apresentações e exposições orais, envolvimento individual em cada etapa dos trabalhos solicitados.

VII. Referências:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. 35. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. 276 p.
ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.
Caminho da Poesia e Pé de Poesia – São Paulo: Global, 2006 ( Coleção Antologia de poesias para Crianças) Coletâneas diversos autores.
MEIRELES, Cecília. Os melhores poemas de Cecília Meireles. 3. ed. São Paulo: Global, 1988. 196 p. (Os melhores poemas, 9).
MORAES, Vinícius de. Os melhores poemas de Vinícius de Moraes. 5. ed. São Paulo: Global, 1987. 148 p. (Os melhores poemas, 8).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.scribd.com/doc/23878683/Textos-Poeticos
http://www.sobresites.com/poesia/portais.htm.














Um comentário:

  1. O projeto é maravilhoso, esse tipo de ação que tem como objetivo o desenvolvimento da competência escritora e leitora no educando é o corro chefe de todas as ações da escola pois se conseguimos esse objetivo estamos atingindo o ápice de todo um trabalho.

    Raimunda Brito.

    ResponderExcluir