quarta-feira, 2 de junho de 2010

HIPERTEXTO

O Hipertexto é um conjunto de informações textuais, cujos elementos são apresentados em unidades não lineares dependendo exclusivamente do uso da internet para circular tais informações.
Sendo assim, ele necessita de uma rede de conexões, pois o mesmo só existe para o leitor, depois que o computador exibe cada ato de leitura, que possibilita o internauta explorar o mundo das idéias de forma rápida e dinâmica, uma vez que pode ser também conceituado como conjunto de elementos que muitos chamam de amarrações ligados por essa rede de conexão como citamos anteriormente, sendo eles palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos etc. Pode se dizer que é algo diferente da escrita convencional, pois nos permite organizar melhor nossos atos a respeito das informações relacionadas.
Portanto, o hipertexto oferecer acesso rápido e abundante as informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos que possibilitam a construção de saberes relevantes para uma melhor conexão com o mundo globalizado.
Penso que este é um ótimo recurso para ser usado como ferramenta de ensino, pois a partir do hipertexto podemos possibilitar várias informações aos alunos e ao mesmo tempo ampliar as possibilidades de leitura.
É importante lembrar que antes do uso deste recurso devemos estudar todas as suas possibilidades para que de fato aconteça um bom uso do mesmo, pois assim não corremos o risco de limitar uma ferramenta que pode ser bastante significativa para o processo de aprendizagem dos alunos.
O conhecimento e o estudo constante é o ponto de partida para o uso coerente das tecnologias na educação.

3 comentários:

  1. Rosinalva, ótima definição de hipertexto, gostei quando você falou que Penso que este é um ótimo recurso para ser usado como ferramenta de ensino, pois a partir do hipertexto podemos possibilitar várias informações aos alunos e ao mesmo tempo ampliar as possibilidades de leitura. Concordo com essa colocação que que dar idéias para os leitores do blog.

    Raimunda Brito.

    ResponderExcluir
  2. Olá companheira...concordo com vc qdo diz que o conhecimento e o estudo são primordiais para o uso coerente das tecnologias na educação. Sem dúvida, não é possível tirar o proveito adequado se não conhecemos as várias possibilidades de uma ferramenta.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de suas colocações e principalmente quando você diz que "O conhecimento e o estudo constante é o ponto de partida para o uso coerente das tecnologias na educação”. Realmente são necessários estudos constantes para caminharmos pelo menos perto da dinâmica tecnológica.

    ResponderExcluir